2018

PET Networking

Projeto de Ensino

O projeto tem como objetivo principal manter comunicação com os egressos do grupo PET Engenharia de Alimentos. Como objetivo secundário trazer os egressos para uma troca de conhecimento com o grupo e os demais discente do curso sobre temas relacionados as possíveis carreiras do Engenheiro de Alimentos e como alcançá-las. Primeiramente foi feito um formulário online para levantar dados pessoais e profissionais, alem de obter informações de contato, estágios e trainee já realizados, experiências acadêmicas como mestrado e doutorado alem de temas que poderiam ser pré selecionados por eles. Com isso foram levantados dentro do grupo temas para realização de mesas redondas, palestras, atividades e/ou conversas com os membros.

Responsabilidade PETiana

Projeto de Ensino

O PET, Programa de Educação Tutorial, possui a filosofia de desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão, permitindo uma formação global dos petianos. Apesar dos membros executarem diversas ações que envolvam a tríade, a vivência da filosofia petiana deve ser aprimorada na prática. O projeto Responsabilidade PETiana vem então com o âmbito de aperfeiçoar a concepção e conhecimento dos próprios petianos sobre o programa: como é sua estrutura, quais são seus deveres e direitos, quais são as legislações e normas a serem seguidas, entre outros. Assim, acredita-se que os membros se tornarão mais capacitados para vivenciar as responsabilidades exigidas pelo programa, zelando pela qualidade acadêmica e ética do PET.

Maratona da Engenharia de Alimentos

Projeto de Ensino

A Maratona da Engenharia de Alimentos visa melhorar a qualidade do curso de graduação na UFLA e tem o intuito de integrar os alunos do curso e estimular a criatividade dos mesmos. Para participar do projeto, um grupo de alunos devem realizam um projeto de ensino/pesquisa/extensão e escrever um Resumo Expandido, que será avaliado por uma comissão avaliadora (professores e técnicos). Os projetos são apresentados para o público em geral na forma de banner e é considerado “campeão” o projeto que obtiver maior nota nas avaliações. A Maratona também conta com a competição esportiva, organizada pelo Centro Acadêmico, com jogos de diversas modalidades. Para acessar os documentos referentes às edições já realizadas, clique aqui!

PET na mídia

Projeto de Ensino

O projeto PET na mídia engloba três atividades básicas. O JornalPET que visa divulgar as atividades do grupo PET Engenharia de Alimentos, núcleos de estudos e laboratórios de pesquisa do Departamento de Ciência dos Alimentos – DCA, suprindo assim a carência de informações por parte dos alunos e dos professores do curso a respeito das ações desenvolvidas dentro do departamento. O InfoPET que será uma maneira de levar conhecimentos extracurriculares para alunos da graduação de Engenharia de Alimentos e para pessoas com interesse na área de engenharia e tecnologia de alimentos através de vídeos online. Por último, o canalPET que funcionará como uma junção das duas atividades citadas anteriormente.

Redução da Taxa de Reprovação do Curso de Engenharia de Alimentos

Projeto de Ensino

Neste projeto o grupo PET busca identificar os motivos que levam os alunos a evadirem
do curso. Com a colaboração da Coordenadoria do Curso, aplicou-se um questionário
online ao alunos que se desligaram do curso no ano de 2017. Posteriormente, reuniu-se
os dados em busca de combater o problema.

PET Parceria com Pequenos Produtores

Projeto de Extensão

O projeto tem como objetivo principal auxiliar na melhoria da qualidade dos produtos comercializados por pequenos produtores da cidade de Lavras, MG. Primeiramente foi estabelecido uma parceria com a Secretaria de Assuntos Rurais da  cidade para que o PET atuasse nas demandas dos produtores, após isso foram realizadas visitas nos locais de produção para melhor visualização das demandas e possibilitar a aplicação de medidas corretivas.

Ensina PET

Projeto de Extensão

O projeto de extensão Ensina PET visa atender algumas carências e falta de conhecimento que os consumidores apresentam na hora da escolha, compra, preparo, consumo e armazenamento de alimentos. A proposta é desenvolver uma cartilha explicativa abordando diferentes assuntos relacionados a produtos alimentícios, expondo alguns parâmetros muitas vezes desconhecidos pela população. Com isso, o projeto proporcionará de maneira rápida e explicativa aos consumidores alguns aspectos básicos, porém muito importantes como por exemplo a manipulação, higienização e conservação adequada dos alimentos. Tais medidas atuam na preservação e boa condição do produto adquirido, tornando o consumidor mais exigente na busca por produtos de qualidade.

IAREM

Projeto de Extensão

O projeto Contribuição e Responsabilidade Social do Engenheiro de Alimentos (IAREM) visa capacitar internos do Instituto de Acolhimento e Recuperação Eterna Misericórdia (IAREM, Lavras) no processamento dos alimentos, promovendo aos integrantes do instituto o aprendizado como forma de reinserção à sociedade e ferramenta terapêutica no tratamento do alcoolismo e drogadição. Objetivos secundários são promover as habilidades oratórias, interpessoais e intelectuais dos petianos e também promover o senso crítico e criativo dos petianos para criar novas formas de produção.

PET realiza projeto com CEDET de Lavras

Projeto de Extensão

“Conhecendo a Engenharia de Alimentos” é um projeto no qual os alunos interessados
do CEDET (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento) participam
realizando atividades práticas semanais relacionadas ao curso tais como: fabricação de
queijo Minas frescal, fabricação de iogurte, atividades de análise sensorial, fabricação
de produtos cárneos, dentre outros temas. O intuito seria atrair alunos com elevado
potencial a integrar futuramente o curso de Engenharia de Alimentos da UFLA, além de
proporcionar uma experiência única na vida acadêmica de muitos alunos, visto que
muitos participantes pertencem a escolas públicas que não possuem laboratórios nem
aulas demonstrativas ou práticas.

Divulga PET

Projeto de Extensão

Diante da necessidade de conscientizar a comunidade interna e externa à Universidade em relação ao trabalho realizado pelo grupo PET Engenharia de Alimentos, o projeto visa buscar e adotar medidas de divulgação sobre o Programa de Educação Tutorial em si, e também aos projetos que realizamos. Assim, utiliza-se das redes sociais Facebook e Instagram para divulgar as atividades e conquistas do grupo, as inovações na área da Engenharia de Alimentos, vagas de estágio e emprego, assim como divulgar acontecimentos dentro do Departamento que estamos inseridos. Portanto, visando maior interação da comunidade com a Instituição e com o PET.

PROJETOS DE PESQUISA DOS PETIANOS

  • Avaliação do potencial dos fungos do gênero Penicillium na produção de compostos bioativos com ação antifúngica
  • Identificação de fungos produtores e micotoxinas em frutas secas
  • Seleção de variáveis e delineamento experimental composto central rotacional aplicado ao processo de extração da mucilagem do taro
  • Analisador de volume do pão de queijo por visão computacional auxiliada por redes neurais artificiais e transformada rápida de fourier (FFT)
  • Elaboração de um Manual para Indústria de Ovos
  • Estudo cinético-dinâmico da degradação enzimática pelo processo de termosonicação na água de coco
  • Desenvolvimento de modelos preditivos de aceitabilidade e padrões mínimos de qualidade para diferentes tipos de frutas
  • Desenvolvimento de empanado de peixe elaborado com carne mecanicamente separada de salmão e filé de tilápia
  • Expansão do Mercado de Cerveja Artesanal pelo Brasil
  • Substituição de gordura por mucilagem de taro em biscoitos tipo cookies
  • Microbiota terroir de vinícolas
  • Quantificação e otimização da produção de enzimas celulolíticas de Penicillium bilaiae