Redução da Taxa de Reprovação do Curso Engenharia de Alimentos
Projeto de Ensino
O projeto Redução da Taxa de Reprovação do curso Engenharia de Alimentos, tem como foco ajudar os alunos em disciplinas com alto nível de reprovação. Visto que, o alto índice tem como consequências a evasão do curso e aumento no tempo de conclusão do curso. Neste projeto, serão levantados materiais, como provas antigas, vídeo aulas, listas de exercícios, de disciplinas que possuem alto nível de reprovação no curso e serão disponibilizadas no Blog online, criado pelo grupo em 2014, e será feito um diagnóstico das monitorias ofertadas pela Universidade Federal de Lavras, onde serão analisadas a eficiência de aprovação dos alunos que participaram de monitorias ao longo do semestre.
Elaboração de Banco de Dados dos ex-alunos da Engenharia de Alimentos
Projeto de Ensino
Este projeto criará um banco de dados com informações dos egressos do curso de Engenharia de Alimentos da UFLA. A elaboração desse banco de dados é necessária devido à carência de informações em relação aos egressos do curso. Assim, o colegiado terá informações sobre qual área os ex-alunos estão atuando, além de manter contato para estágios, visitas técnicas, palestras, eventos científicos e divulgação de vagas de empregos. Além de manter contato entre os egressos do curso, aumentando a rede de contato entre os mesmos.
II Maratona da Engenharia de Alimentos
Projeto de Ensino
O PET Engenharia de Alimentos tem como um dos seus objetivos a integração do grupo às entidades, como Empresa Júnior, Centro Acadêmico, Núcleos de Estudo e demais discentes ligados ao Departamento de Ciências dos Alimentos. Visando atingir essa meta será realizada a Maratona da Engenharia de Alimentos composta por competições esportivas e acadêmicas. Este evento buscará estimular a criatividade, integração, desenvolvimento e exposição de projetos realizados pelas entidades e discentes do curso.
Redução da Taxa de Evasão do Curso Engenharia de Alimentos
Projeto de Ensino
O curso de Engenharia de Alimentos apresenta uma grande taxa de evasão, muitos transferem de curso para outra opção dentro da universidade ou mesmo abandonam a UFLA procurando um curso em outra universidade. Os motivos são variados, alguns dizem ser difícil a parte de exatas, outros que o curso nunca foi a primeira opção e não se interessam pelo mesmo. Outros se queixam das oportunidades do mercado de trabalho e há ainda aqueles que se transferem para outra universidade para fazer o mesmo curso alegando ser mais perto da cidade de origem. O presente projeto propõe desenvolver algumas atividades que incentive os alunos a permanecerem no curso e na universidade, como visitas técnicas, práticas pedagógicas, minicursos, palestras e mesa redonda.
Visitas Técnicas
Projeto de Ensino
Serão realizadas visitas técnicas em indústrias do setor de alimentos, proporcionando aos petianos contato com as atividades desempenhadas por um Engenheiro de Alimentos nas indústrias alimentícias e com as empresas. Essa atividade visa complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de mostrar aos petianos os diferentes ramos de atuação profissional do Engenheiro de Alimentos e promover contato com as empresas visando a oferta de estágios.
Atuação cultural
Projeto de Ensino
As atividades culturais não são somente uma forma de lazer para o cidadão, servem para o crescimento pessoal, conhecimento da diversidade cultural e assim tornar as pessoas mais seguras, confiantes, críticas e criativas, por isso, projetos culturais são de grande importância, além de serem prazerosos. Dessa forma, é importante para a formação dos petianos a participação em eventos culturais. Nesse projeto será proporcionado aos petianos a oportunidade de participar de atividades culturais, podendo ser elas: visita a lugares turísticos, amostras culturais, exposições, peças teatrais, shows, etc.
II Circuito Enogastronômico da UFLA
Projeto de Extensão
O II Circuito Enogastronômico da UFLA é um evento científico onde palestras na área de enologia e gastronomia e cursos de degustação e harmonização serão ofertados, com o intuito de disseminar o conhecimento sobre vinhos nacionais e a gastronomia. O evento visa apresentar aos alunos de Engenharia de Alimentos novas áreas de atuação profissional, além de proporcionar contato com chefs e vinícolas, contribuindo para o aumento das opções de estágio e mercado de trabalho. Além do aumentos da divulgação e venda dos vinhos nacionais.
Qualificação Profissional de Jovens
Projeto de Extensão
O projeto Qualificação Profissional de Jovens terá como foco os estudantes das escolas públicas do município Lavras e objetiva apresentar aos mesmos algumas oportunidades de formação profissional disponíveis após a conclusão do ensino médio e o curso de Engenharia de Alimentos. Este projeto se justifica uma vez que muitos alunos do ensino médio não conhecem as oportunidades de formação profissional e o curso de Engenharia de Alimentos, logo este projeto visa direcionar estes jovens conforme suas aptidões.
Transferência de conhecimentos e inovações da UFLA para micro e pequenas empresas do setor alimentício
Projeto de Extensão
Esse projeto de Extensão visa o maior contato entre os petianos e as micro e pequenas empresas de Lavras e região, visando a transferência de conhecimentos e inovações da UFLA para essas empresas. O conhecimento adquirido nas disciplinas será colocado em prática para solucionar os problemas dessas empresas. Esse projeto poderá beneficiar as micro e pequenas na melhoria da organização interna, no controle de qualidade, no treinamento dos funcionários, na redução de custos, otimização de processos, entre outros. Além de beneficiar os petianos que irão adquirir experiência profissional.
Informativo sobre inovações de embalagens para café
Projeto de Extensão
Para a realização do projeto, será feito um levantamento e publicação das inovações em embalagens de café no site do CIM (Centro de Inteligência em Mercados). As embalagens de café estão em constante mudança buscando melhorar a conservação, estabilidade e venda do produto. Dessa forma, o projeto objetiva informar ao público alvo interessado em café, sobre inovações em embalagens: novas tecnologias, tendências no mercado de embalagens, enfatizando inovações das cápsulas de café em dose única, as quais possuem um mercado em ascensão por meio de sua praticidade e qualidade ao consumidor.
PROJETOS DE PESQUISA DOS PETIANOS
- Azeites de Oliva da região da Serra da Mantiqueira: estudo químico para estabelecimento dos requisitos de qualidade.
Responsável: Danielle
- Validação software.
Responsáveis: Fernanda e Letícia
- Elaboração de iogurte com puçá.
Responsáveis: Amanda e Lina
- Purificação de L(+)-Ácido Lático usando sistemas aquosos bifásicos.
Responsáveis: André Kazuo e André Tetsuo
- Influência das mudanças climáticas na expressão de genes de espécies toxigênicas por pcr em tempo real e incidência de ocratoxina a em grãos de café em Minas Gerais.
Responsáveis: Jayanne, Jéssica e Larissa
- Caracterização do óleo da amêndoa de jerivá (syagrusromanzoffiana) extraído por prensagem.
Responsável: Ana Elisa
- Instalação de um programa de gestão de qualidade de cultura de microrganismos do Departamento de Ciências dos Alimentos.
Responsáveis: Anna Clara e Laura
- Biodiversidade microbiológica e estudo fenotípico e genotípico de aspergillus potencialmente ocratoxigênicos isolados a partir de uvas: relação com resveratrol.
Responsáveis: Júlia e Renata