• Seis Sigma e seus Belts

    A metodologia Seis Sigma teve seu início pela Motorola para melhorar os processos ao eliminar defeitos. É uma metodologia para melhoria radical onde se precisa de apoio, dedicação, perserverança, muitas pesquisas, conhecimento do processo, muita estatística e bons profissionais.

    A aplicação dessa metodologia resulta em: redução de defeitos, redução de tempo de execução de processos, redução de estoques, redução nas reclamações de clientes e aumento do faturamento.

    Em um momento de grande concorrência de mercado o conhecimento e o domínio dessa metodologia fará para o profissional que estudou um Curso de Engenharia um diferencial positivo na competitividade.

    Podemos organizar da seguinte forma os participantes de um projeto com metodologia Seis Sigma:

    •  White belt ou Yellow belt: profissionais com uma visão geral do Seis Sigma, conhecimentos da metodologia, ferramentas, importância e resultados.
    • Green belt: profissional com conhecimentos teórico e prático do Seis Sigma, é a pessoa que irá liderar os projetos locais da sua área de trabalho.
    • Black belt: profissional com sólida formação nas técnicas do Seis Sigma, auxilia os green belts em suas dificuldades, trata de problemas maiores, com estatísticas mais complexas.
    • Master black belt: profissional referência aos profissionais Green belts e Black belts durante o andamento dos projetos.

    O objetivo principal da metodologia Seis Sigma é aumentar a satisfação do cliente e faturamento. Algumas ações podem ser realizadas no processo para que a qualidade do produto seja garantida, são elas: Ações Corretivas, Ações Preventivas e Ações de Melhoria. Cada ação segue uma sequencia lógica de etapas a serem cumpridas para alcançarmos o objetivo .

    Ação corretiva: Não há melhoramento e sim apenas correção. Identificamos o problema, analisamos a falha, fazemos a análise da causa-raiz, a correção, controle da reocorrência e verificação. As técnicas mais utilizadas (8D, TRP, MASP).

     Ação preventiva: O que potencialmente poderia acontecer, cercamos para que não ocorra. Sistemas à prova de erros, projeto robusto e análise da efetividade. As técnicas mais utilizadas (FMEA).

    Ação de Melhoria: Melhoramento de qualquer parte do processo, podemos dividi-lo em Melhoria Continua (ação formiga, qualquer oportunidade pequena visualizada) e Melhoria Salto (ação degrau, há de se fazer um estudo completo e uma boa mudança no processo). As técnicas mais utilizadas (TQM, Kaizen, PDCA, Seis Sigma, KanBan, Lean Manufacturing e TOC).

    Fonte,  EducaEdu – Brasil.