O VALE DO JEQUITINHONHA

O Vale do Jequitinhonha está situado na Região Nordeste do Estado de Minas Gerais e é marcado pela forte presença da pequena agricultura familiar.

Vale do Jequitinhonha

AS SUB-REGIÕES

 Sub-regiões do Vale do Jequitinhonha

O Vale do Jequitinhonha pode ser dividido em três sub-regiões: Alto, Médio e Baixo Vales. A sub-região Alto Jequitinhonha tem características ambientais, históricas e fundiárias distintas do Médio Jequitinhonha, que era coberto por floresta, com vales abertos e de suave ondulação, ocupados por grandes fazendas de criação. No alto Jequitinhonha, no cerrado e outras vegetações de transição, encontram-se grandes planaltos formados por terras planas, as chapadas, que são entremeadas por vales profundos e estreitos, as grotas, que possuem terras férteis e água.

PERSPECTIVA HISTÓRICA

No final de século XX, comentar o desenvolvimento e pobreza da região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais - vale do rio Jequitinhonha - é um procedimento corriqueiro: a região tem sido caracterizada como um lugar de miséria, migração, fome e abandono. Mas estas são questões recentes, pois pobreza e miséria na região são fatos novos.
No século XVIII, o Jequitinhonha era uma das regiões mais opulentas em recursos minerais do mundo; minas de diamante e ouro fizeram sua fama, veiculada numa viva história oral que remete a um passado de abundância.