V Boletim: Empreendedorismo no setor privado

Quando se considera o empreendedorismo no setor privado, torna-se necessário retomar um dos autores clássicos da área do empreendedorismo, Joseph Schumpeter. Para o autor, o desenvolvimento econômico ocorre por meio da quebra do fluxo circular da economia, que, por seu turno, ocorre devido às inovações implementadas no mercado pelos indivíduos (SCHUMPETER, 1997). De acordo com Schumpeter (1997) as inovações podem se manifestar pela introdução de um novo bem, de um método de produção, a abertura de um novo mercado, a obtenção de uma nova fonte de oferta de matéria-prima ou pela constituição de uma nova organização.

Outro aspecto relevante quando se considera o empreendedorismo no setor privado, que também é abordado na perspectiva econômica do empreendedorismo, é trazida por Knight. Para o autor, “o empreendedor é aquele indivíduo que busca o lucro como uma recompensa pelo risco de tomar decisões em condições de incerteza e com informações limitadas” (CARMARGO; CUNHA; BULGACOV, 2008, p. 112). Assim, introduz-se as questões relacionadas ao lucro e à incerteza do mercado.

Por fim, com relação às oportunidades do mercado, há discussões acadêmicas que buscam compreender se estas são criadas ou identificadas pelos empreendedores. Assim, há autores que entendem que as oportunidades existem no mercado, e os empreendedores possuem a função de identificá-las e explorá-las (ALVAREZ; BARNEY, 2007). Por outro lado, há autores que consideram que as oportunidades são criadas pelos empreendedores e, ainda que não se desconsidere totalmente a influência de fatores ambientais, as oportunidades se originam a partir da imaginação, da criatividade e da habilidade social do empreendedor, podendo essas características serem oriundas de um processo de aprendizagem  (SUDDABY; BRUTON; SI, 2015).

 

Referências bibliográficas

 

ALVAREZ, S. A.; BARNEY, J. B. Discovery and creation: alternative theories of entrepreneurial action. Strategic Entrepreneurship Journal, v. 1, n. 1, p. 11-26, 2007.

 

CAMARGO, D. de; CUNHA, S. K. da; BULGACOV, Y. L. M. A psicologia de McClelland e a economia de Schumpeter no campo do empreendedorismo. Revista de Desenvolvimento Econômico, v. 10, n. 17, 2008.

 

MELO NETO, F. P. de; FROES, C. Empreendedorismo Social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 

 

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro, e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

 

SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, v. 25, p. 217-226, 2000.

 

SILVA, C. de A.; ANDRADE, D. M.; TONELLI, D. F.; NASCIMENTO, P. O. Empreendedorismo e ação empreendedora: revisão de escopo nas bases de dados Web of Science e Scielo. Revista do CEPE, n. 50, p. 83-95, 2019.

 

SOUSA, J. L.; PAIVA, F. G.; LIRA, Z. B. A abordagem multidimensional do empreendedorismo no setor público: o caso da ação empreendedora da Fundação Joaquim Nabuco. Revista Gestão e Planejamento, v. 11, n. 2, p. 337-354, 2010.

 

SUDDABY, R.; BRUTON, G. D.; SI, S. X. Entrepreneurship through a qualitative lens: Insights on the construction and/or discovery of entrepreneurial opportunity. Journal of Business Venturing, v. 30, n. 1, p. 1-10, 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *