Mais sobre o NECA
O NÚCLEO DE ESTUDOS EM BEM ESTAR E COMPORTAMENTO ANIMAL (NECA), entidade civil, apartidária e sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Lavras–MG, tem por finalidade congregar estudantes, professores, profissionais, produtores e técnicos, entre outros, que se interessem e/ou tenham atividades relacionadas ao estudo do bem-estar e do comportamento animal.
O NECA iniciou o registro de suas atividades em 2007, tendo sido formalizado junto ao Departamento de Medicina Veterinária da UFLA em 14 de abril de 2008 com o objetivo de atender os estudantes com interesse nos temas “comportamento e bem estar animal”, com o propósito de se constituir num espaço livre e democrático aberto aos alunos todos os cursos da UFLA bem como aos demais interessados da sociedade.
Para entendermos um pouco ao que se refere o bem-estar animal é interessante atentarmos para o conceito usado nas medições científicas, na redação de documentos legais e discussões públicas acerca do tema. Segundo definição de BROOM (1986), o bem-estar de um indivíduo é seu estado em relação às suas tentativas de adaptar-se ao seu ambiente. O Conceito das Cinco Liberdades*, descrito por BRAMBELL (1965), são princípios que vem sendo amplamente utilizados como diretrizes para avaliação das práticas de manejo dos animais.
Percebe-se uma tendência dos mercados importadores de produtos de origem animal em demandar dos governos padrões mínimos de bem-estar animal nas cadeias produtivas, bem como nas pesquisas com experimentação animal. Isto porque as questões envolvidas possuem forte relação com os princípios dos códigos morais e éticos de várias culturas, sendo que o tratamento apropriado dos animais vem sendo cada vez mais valorizado, levando a alterações nos códigos legais de diferentes países.
Os animais tem o direito de viver:
Livres de fome e sede.
Livres de desconforto.
Livres de dor, ferimentos e doenças.
Livres de medo e angústia.
Livres para expressar seu comportamento natural.