Ata de Fundação

Ata da décima Reunião do Núcleo de Estudos de Genética dos Alunos de Mestrado do Curso de Genética e Melhoramento de Plantas

Às sete horas e dez minutos do dia vinte e cinco de junho de hum mil novecentos e noventa e três aconteceu a primeira reunião do Núcleo de Estudos de Genética dos alunos do Curso de Genética e Melhoramento de Plantas, do departamento de Biologia da ESAL. Estiveram presentes ao evento os professores: Magno A. P. Ramalho, João Bosco dos Santos, César A. Brasil P. Pinto, José Eduardo B. P. Pinto, Antônio Marciano da Silva, Lisete Davide, Fernando Frieiro Costa, Douglas A. Carvalho, Maria Cristina Mendes e os estudantes: Valéria Gomes Momentté, Francisco Elias Ribeiro, Marcelo Nascimento de Oliveira, Luciana Veigas, Otonil Magalhães Morais, Maria Mendes S. Oliveira, Fernando C. Guliatti, Maria Isabel, Vilma Barreto Vila, Sérgio Toshio Otubo, Benedita Maria Rodrigues, Marco Antônio M. Neto, Sandra M. P. Silva, José Marques, Fabrício F. Souza, Leonardo S. Rosse, Erich Collicchio, Francisco J. C. Farias, Paulo R. Gonçalves, Osvaldo Gomes Marquês, João Acássio Muniz e a pesquisadora Angela F. B. Abreu da EPAMIG. Os trabalhos foram abertos pelo pronunciamento do pós-graduando Francisco J. C. Farias, que fez um pequeno relato histórico da idéia de criar um núcleo de Estudo de Genética pelos pós-graduandos do curso de Genética e Melhoramento de Plantas, tendo como objetivo principal apoiar os novos estudantes ou seja aqueles que estão chegando à escola para iniciar o curso, colocando-os a par do funcionamento do curso e principalmente, apoiando no processo de adaptação a comunidade Lavrense. João Acássio falou do aproveitamento da experiência profissional de cada pós-graduando em fase de iniciação. Em seguida o pós-graduando Paulo Rogério Gonçalves fez leitura da minuta do Estatuto do Núcleo de Estudo de Genética “N.G.” que foi aprovado por aclamação, tendo sido considerado fundado a partir daquele momento. Paulo Rogério sugeriu a seguinte equipe para compor a primeira equipe, digo, a primeira diretoria do Núcleo de Estudo de Genética que foi aprovada por aclamação, pelos presentes como segue:

Coordenador Geral: Francisco J. C. Farias
Vice Coordenador Geral: Erich Collicchio
Coordenador Financeiro: João Acássio Muniz
Coordenadora Social: Valéria Gomes Momentté
Coordenador Imprensa Divulgação: Paulo Rogério Gonçalves.

O pós-graduando Paulo Rogério Gonçalves, sugeriu os nomes dos professores Magno A. P. Ramalho, César Brasil P. Pinto e João Bosco dos Santos como acessores técnicos do N.G. O pós-graduando Erich Collicchio, sugeriu a participação do professor Maluf também como acessor técnico do núcleo. O professor Magno Ramalho ponderou ou sugeriu que todos os professores que militam com disciplinas correlatas ao curso de Genética sejam acessores do N.G. e quis saber como o núcleo pretende promover debate científico. O professor José Eduardo disse que seria interessante que cada semana um dos alunos do curso de mestrado poderia apresentar um assunto sobre genética para ser discutido com os colegas. Tendo sido considerado como atingido as metas proposta pela reunião, a mesma foi encerrada e eu João Acássio Muniz, lavreia presente ata, que após lida e aprovada será assinada por mim os demais membros da diretoria. Dentro dos objetivos propostos pela criação do N.G. , incluem a promoção de estudos, debates e palestras sobre assuntos relacionados com o curso de genética.

FUNDADORES

  • Francisco José Correia Farias, Bras. Casado, Engenheiro Agrônomo, R.G. 385.800 SSP-SP (Coordenador Geral).
  • Erich Collichio (Vice Coordenador), Bras. Casado, Engenheiro Agrônomo, R.G. 376651-SSP-SP.
    Paulo Rogério Gonçalves, ), Bras. Casado, Engenheiro Agrônomo, R.G. 335073-SSP-SP (Coordenador de Imprensa e Divulgação).
  • João Acássio Muniz, Bras. Casado, Engenheiro Agrônomo, R.G. (Coordenador Financeiro)
    Valéria Gomes Momentté, Bras. Solt., Engenheira Agrônoma, R.G. M-3579591-SSP-MG (Coordenador de Assuntos Culturais)
  • João Bosco dos Santos, Bras. Casado, Engenheiro Agrônomo, R.G. 170924-SSP-MG (Conselheiro Científico).
  • César Augusto Brasil Pereira Pinto, Bras. Casado, Engenheiro Agrônomo, R.G. M- 368096-SSP-MG (Conselheiro Científico).
  • José Eduardo Brasil Pereira Pinto, Bras. Casado, Engenheiro Agrônomo, R.G. 42795-SSP-SP (Conselheiro Científico).
  • Magno Antonio Patto Ramalho, Bras. Casado, Engenheiro Agrônomo, R.G. 10.723806-SSP-SP (Conselheiro Científico).
  • Lisete Chamma Davide, Bras. Casado, Engenheira Agrônomo, R.G. 157546-SSP-SP (Conselheira Científica).