Quem Somos

A Genética e o Melhoramento de Plantas destacam-se como uma das áreas que mais vêm contribuindo para o bem estar da sociedade, atendendo a sua demanda, tanto em quantidade como na qualidade de alimentos. Para o contínuo desenvolvimento desta área torna-se necessária a formação de geneticistas e melhoristas ecléticos, dinâmicos e com afinidade para o trabalho em equipe.

“Com este objetivo, foi criado em junho de 1993, o Núcleo de Estudos de Genética da UFLA (GEN), o pioneiro nesta categoria, sendo o primeiro núcleo de estudos criado na Universidade Federal de Lavras e o primeiro em Genética e Melhoramento de Plantas do Brasil. O GEN tem como meta principal, promover o intercâmbio e a atualização de conhecimentos entre profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação da área de genética e melhoramento. Tem sua sede no Departamento de Biologia, onde conta com uma sala informatizada, em rede e ligada à internet, uma sala de estudos e um acervo bibliotecário, contendo em torno de 400 publicações.

Atualmente, o GEN ocupa lugar de destaque, juntamente com outros núcleos, participando ativamente da realização de diversos eventos, como cursos, palestras e simpósios, sempre objetivando contribuir para a formação profissional e pessoal dos estudantes.

O principal evento é o Simpósio de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas, um evento já consolidado, com grande participação de profissionais, professores e estudantes de diferentes instituições de ensino e de pesquisa.
Esperamos que o GEN seja uma referência para todos os estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores do curso de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas.

O crescimento do GEN depende da integração de todos estes profissionais que, diariamente, nos procuram para discutir e sugerir, no intuito sempre de aperfeiçoar e avançar rumo a um conhecimento mais atual e dinâmico sobre a área de Genética e Melhoramento de Plantas.

Últimas Notícias

Pesquisa desenvolvida na UFLA rende Prêmio Jovem Melhorista ao estudante Vinícius Andrade

O artigo intitulado “Covariância residual e suas consequências no melhoramento do cafeeiro arábica”, que apresenta parte dos resultados da dissertação defendida na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no âmbito do programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, rendeu ao estudante Vinicius Teixeira Andrade o prêmio Jovem Melhorista -Categoria Mestrado. O prêmio foi outorgado […]

Saiba mais...

Workshop – O perfil do profissional no mercado de trabalho

O Núcleo de estudos de Genética e Melhoramento de Plantas realizou nos dias 29 e 30 de Janeiro de 2014, o Workshop intitulado “O perfil do profissional no mercado de trabalho”, cujo objetivo foi abordar questões a cerca dos processos seletivos de multinacionais e também da capacitação acadêmica. O evento recebeu palestrantes que explanaram sobre suas […]

Saiba mais...

GEN faz visita técnica ao IAC

No dia 17 de março o GEN realizou uma visita técnica ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC) em Campinas. Nesta visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o programa de melhoramento de diversas culturas, e também, aprender e trocar experiências com professores/pesquisadores, entre eles: Paulo de Souza Gonçalves – Seringueira Walter José Siqueira – […]

Saiba mais...

Visita do professor Jiming Jiang da universidade de Wisconsin a UFLA

Entre os dias 3/11 e 7/11 o programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UFLA recebeu a visita do professor Jiming Jiang, para ministrar a disciplina “Avanços cientifícos em Genética e Melhoramento de Plantas III”, com o tema “Plant Centromere”, em que participaram 18 alunos do programa. Essa visita também faz parte […]

Saiba mais...

Contato